Rafael Simões tinha 19 anos, era natural de Molelos, em Tondela, e jogava como médio. Representou os Galfarritos e atualmente fazia parte do plantel principal de futebol de juniores no Clube Atlético de Molelos.
Rafael frequentava ainda o primeiro ano da licenciatura em Biotecnologia na Escola Superior Agrária de Coimbra, que deixou uma mensagem dirigida aos seus alunos e seguidores. Também a página de fãs do Clube Desportivo de Tondela partilhou uma nota pública, sublinhando que o jogador integrou duas equipas do concelho de Tondela.
Tudo aconteceu no passado dia 6 de julho, por volta das 01h30, na ponte sobre o rio Criz, em Ceolhoso, junto ao restaurante Varanda do Criz. O jogador perdeu o controlo do carro em que seguia numa curva e acabou por ficar imobilizado fora da estrada. Foi transportado para os cuidados intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, onde permaneceu internado até à madrugada desta segunda-feira, 14 de julho, dia em que partiu.
Ana Simões, a sua mãe, partilhou nos últimos dias várias mensagens nas redes sociais, demonstrando esperança de que o filho superasse este momento.