A cultura portuguesa e internacional ficou agora mais pobre. Eduardo Serra chegou a ser considerado uma verdadeira “figura de referência maior do cinema mundial”.
Partiu Eduardo Serra, o mais internacional dos diretores de fotografia portugueses. Chegou a ser nomeado para os prestigiados Óscares, realizados anualmente em Hollywood, nos Estados Unidos.
A informação da partida de Eduardo Serra foi avançada durante a noite desta quinta-feira, dia 21, e chegou a toda a imprensa nacional. Segundo a família, a sua partida aconteceu no início da semana, dia 19, e não foram revelados mais detalhes. Tinha 81 anos. Lisboeta de nascimento, Eduardo Serra construiu a sua carreira internacional sobretudo em França, tornando-se uma referência na direção de fotografia. Ao longo do seu percurso assinou trabalhos em grandes produções como Harry Potter, Diamantes de Sangue, Belle du Seigneur e A Promessa. O reconhecimento não tardou e valeu-lhe duas nomeações para os Óscares.
Eduardo Serra integrou a lista de nomeados da prestigiada cerimónia graças ao seu trabalho em As Asas do Amor e Rapariga com Brinco de Pérola. Este último valeu-lhe mesmo a conquista de um BAFTA, distinção atribuída pela Academia Britânica de Cinema